EVANGELHO NO LAR. COMO FAZER ? PORQUE FAZER ?

EVANGELHO NO LAR. COMO FAZER ? PORQUE FAZER ?

 

O QUE É O EVANGELHO NO LAR?

O Estudo do Evangelho no Lar é uma reunião em família, num determinado dia e hora da semana, para uma troca de idéias sobre os ensinamentos cristãos, em proveito do nosso próprio esclarecimento e do equilíbrio no lar.
Não é nenhuma invenção do Espiritismo, mas uma prática ensinada pelo próprio Mestre Jesus, que se reunia com os apóstolos e seguidores na casa de Pedro, em Cafarnaum, noutras aldeias e no próprio Tiberíades, em torno dos sagrados escritos.
Conhecido também como Culto Cristão do Lar, o estudo do Evangelho é, ao mesmo tempo, um encontro fraternal do qual participam os espíritos familiares e demais interessados no progresso moral do grupo. Outros aproveitam para se esclarecer, também como nós.
É uma prática cristã que a Doutrina Espírita recomenda como recurso poderoso contra a obssessão, de grande alcance na limpeza e higiene espiritual do lar. É um canal de comunicação com Jesus e sintonia com os bons espíritos.
É uma das formas mais saudáveis de fraternidade, que começa na família através do diálogo sincero e do exercício da caridade. Cada lição do Evangelho é um roteiro de luz e de bençãos para o grupo familiar e para toda a área em que esteja instalado o lar que o pratique.

POR QUE FAZER O EVANGELHO NO LAR?

O Estudo do Evangelho no Lar abre as portas da nossa casa aos benefícios espirituais, da mesma forma que desentendimentos, brigas e xingamentos favorecem o assalto das sombras (Richard Simonetti). Atrai os bons e afasta ou esclarece os maus espíritos.
Conduz-nos a uma compreensão racional dos ensinamentos do Cristo, levando-nos ao esclarecimento e à aceitação de tê-los como roteiro seguro para nossas vidas. Ajuda-nos a superar as dificuldades no lar e fora dele, acendendo-nos a luz da compreensão e da paciência.
Modifica o padrão vibratório dos nossos pensamentos e sentimentos, desanuviando as nossa mentes congestionadas das criações inferiores, agentes da enfermidade e dos desequilíbrios. Com Jesus no Lar, pelo estudo e vivência do Evangelho, tem-se a verdadeira paz.
Com o Evangelho no Lar formamos as defesas magnéticas da nossa casa, impregnando o ambiente espiritual das energias positivas que desestimulam toda ação maléfica. É uma verdadeira segurança espiritual que passa a funcionar em benefício de todo o grupo.
Além da ajuda que essa prática proporciona no programa espiritual de todo o grupo familiar, estende a caridade aos vizinhos e a quantos se sintam também estimulados a mudar com o nosso exemplo Quantos espíritos igualmente se beneficiam com essa fonte de luz!

COMO FAZER DO EVANGELHO NO LAR?

Escolha um dia e uma hora da semana em que seja possível a presença de todos os membros da família ou da maior parte deles, mas se isso não for possível, pode-se fazer sozinho. É importante a fidelidade do dia e horario, pois a espiritualidade superior envia espíritos de luz para a assistência espiritual da família, e a rigidez no dia e horário ajuda a consolidar o hábito da reunião.
Inciar a reunião com uma prece simples e espontânea num local da casa menos exposto às perturbações exteriores, em seguida, fazer a leitura de uma mensagem de livros edificantes, exemplo: Fonte Viva, em seguida fazer a leitura de um trecho de “O Evangelho Segundo o Espiritsmo”, aberto ao acaso ou previamente programado para estudo em sequência.

Fazer comentários breves sobre o trecho lido, trocando opiniões com o grupo quanto à aplicação dos ensinamentos na vida diária, evitando discussões, críticas e julgamento de membros do grupo ou de conhecidos em função da mensagem evangéilica.
A reunião deve ser dirigida por um membro da família ou pela pessoa que tiver mais conhecimento doutrinário, que deverá estimular a participação de todos e conduzir as explicações ao nível do entendimento prático dos presentes. Pode-se fazer outras leituras afins.

Fazer um prece de encerramento, nessa prece agradeça a assistência, lembre da proxima reunião , incluir o oferecimento de vibrações para todos os que sofrem em: hospitais, presidios, asilos, orfanatos etc…
A duração deve ser de até 30 minutos, no máximo, incluindo a prece de encerramento, em que se agradecerá a assitência espiritual, lembrando a próxima reunião.

OBSERVAÇÕES, CUIDADOS E SUGESTÕES

OBSERVAÇÕES

O Dia da semana e o horário mais adequados a todos os participantes devem ser escolhidos livremente.

O tempo de duração é flexível.

CUIDADOS

Uma vez escolhidos, o dia da semana e o horário de realização do Evangelho no Lar devem ser respeitados. Assiduidade e pontualidade são importantes para o bom contato com o Plano Espiritual.
Não transferir ou suspender a reunião em virtude de visita inesperada, hóspedes (podendo-se convidá-los a participar da reunião), compromissos de última hora, etc…. se tiver em trânsito faça onde estiver, respeitando o dia e horario, não esqueça que é uma tarefa sagrada.
Não transformar a reunião em trabalho mediúnico.
Tomar todo o cuidado para não criar polêmicas, acusações ou desvio para outros assuntos.

SUGESTÕES

Pode-se colocar água para ser fluidificada pelos Espíritos presentes, no transcorrer da reunião. Música suave pode contribuir para melhor ambientação, auxiliando as vibrações e preces.

Quando houver crianças, é recomendável que se escolham livros apropriados com “Jesus no Lar”, “Alvorada Cristã”, “O Evangelho da Meninada”, “Cartilha do Bem”, “Histórias que Jesus Contou”, “Os Meus Deveres” dentre outros.


Movimento Espirita

O Movimento Espirita é um site que foi criado única e exclusivamente para divulgar o Espiritismo codificado por Allan Kardec, oferecendo aos seguidores e pessoas em geral, materiais de estudo, palestras, livros e guias para que elas possam se informar e encontrar seus respectivos caminhos.

Comments

  1. Obrigada pelos esclarecimentos! Foram de uma valia sem igual!
    Abraços fraternos!

  2. Gostei muito da explicação de como fazer o evangelho no lar. Tinha essa dúvida. Mesmo ja frequentando um curso sobrr o evangelho. Faz pouco tempo. Ainda não havia chegado a esse enteźndimento.

  3. Artigo bastante esclarecedor, obrigado.

  4. Antônio Carlos Rodrigues Nunes : abril 27, 2017 at 11:20 am

    Muito oportuno os esclarecimento, moro com minha mãe e meu irmão, eu sou espírita, minha mãe evangélica e meu irmão não tem religião, como posso conduzir o evangelho em um lar com essas características?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *