DIFERENÇA ENTRE ESPÍRITA E ESPIRITUALISTA !!!

DIFERENÇA ENTRE ESPÍRITA E ESPIRITUALISTA !!!

Antes de qualquer comentário, queremos esclarecer que não somos contra quaisquer religiões, o Espiritismo respeita todas as religiões.

Espiritualista termo derivado de Espiritualismo,é quando uma pessoa é de uma doutrina contraria ao materialismo. Lembrando que materialista é quem acredita apenas na matéria, nas coisas materiais.

Quem crer, ter em nós outra coisa além da matéria, é espiritualista, o que não indica ter crença nos espíritos e nas suas manifestações. Deste modo, todas as religiões, necessariamente, estão baseadas no Espiritualismo.     

Quando Allan Kardec codificou o Espiritismo, ele deu palavras novas, as coisas novas, assim para se evitar duvidas, por exemplo, Espírita e Espiritismo segundo Kardec “Exprimem, sem equívoco, as ideias relativas aos Espíritos.”

Os Espíritas, acreditam na existência de algo além da matéria como os espiritualistas, mas tem a certeza de tal existência, porque crê nos espíritos, na vida além da morte, ou seja, na vida espiritual como o Espiritismo nos apresenta. Então todo espírita é, necessariamente, espiritualista, sem que todos os espiritualistas sejam Espíritas, partidários do Espiritismo.

Um dos grandes equívocos é comparar ou confundir o Espiritismo “baseado na codificação de Allan Kardec”, com religiões espiritualista, tais como : Umbanda, Candomblé etc…, por mais que exista alguns pontos parecidos, “mas não iguais”, as maiores diferenças é que no Espiritismo:

A prática espirita é realizada sem nenhum culto exterior, dentro do principio cristão de que Deus deve ser adorado em espírito e verdade.

O Espiritismo não tem sacerdotes e não adota e nem usa em suas reuniões e em suas práticas: altares, imagens, andores, velas, procissões, sacramentos, concessões de indulgência,  paramentos, bebidas alcoólicas ou alucinógenas, incenso, fumo, talismã, amuletos, horóscopos, cartomancia, pirâmides, cristais, búzios ou quaisquer outros objetos, rituais ou formas de culto exterior. Não trás amores perdidos de volta, não arruma empregos, pois se baseia no merecimento e nem sempre o que precisamos, naquele momento nós estamos merecendo, e na pratica do amor e da caridade é a base do Espiritismo.

O Espiritismo acredita que todos nós “encarnados e desencarnados” estamos em processo de aprendizado, ensina que não podemos aceitar tudo que os espíritos nos diz ou orienta, porque como aqui no plano terreno, não somos espíritos evoluídos, também no plano espiritual,  nem todos os espíritos são evoluídos, a passagem do mundo material para o mundo espiritual, não muda ninguém, se encarnado a pessoa é  má, quando desencarnar vai continuar má, se  ela tem vícios,  ao desencarnar, seus vícios continuarão, apenas espíritos evoluídos podem nos dar orientações, que podemos seguir, e podemos avaliar essa diferença, pelo teor dos ensinamentos, que sempre tem que ser de cunho coletivo, tendo como premissa o amor, o bem e a evolução geral dos espíritos na terra “encarnados ou  desencarnados”. Esse é um  dos motivos que o Espiritismo pede a seus adeptos que estudem, pois a instrução faz  a pessoas ter discernimento e ter uma fé racionada.


Movimento Espirita

O Movimento Espirita é um site que foi criado única e exclusivamente para divulgar o Espiritismo codificado por Allan Kardec, oferecendo aos seguidores e pessoas em geral, materiais de estudo, palestras, livros e guias para que elas possam se informar e encontrar seus respectivos caminhos.

Comments

  1. Concordo plenamente com o texto a cima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *